Histórico

A Escola Estadual Maria Vidal Novaes foi criada pelo Decreto 163/80, de 09 de novembro de 1980, sendo construída em convênio pela FUNDEPAR, administrada pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais até 1990, com o nome de Escola Municipal Maria Robertina S. Trevisan – Ensino de 1º Grau.

A criação da Escola Estadual Maria Vidal Novaes deveu-se ao convênio de municipalização do ensino de 1ª a 4ª séries, segundo o qual o ensino de 5ª a 8ª séries passou para o poder estadual, o qual assumiu o encargo da criação de outras escolas, mas que continuaram a funcionar nos prédios existentes, compartilhando o espaço da escola municipal de 1ª a 4ª séries.

Em 24 de janeiro de 1990, através da Resolução 218/90, foi criada a Escola Estadual Maria Vidal Novaes, com o ensino de 5ª a 8ª séries, funcionando ainda em prédio municipal, mas separado das turmas de 1ª a 4ª série. O nome escolhido para a escola foi o da professora Maria Vidal Novaes, que lecionou durante anos no curso de magistério formando professores e que foi diretora do estabelecimento, quando este funcionava sob o poder municipal de 1ª a 8ª séries, era estimada e respeitada pela comunidade.

Quem Somos

A Escola Estadual Maria Vidal Novaes – Ensino Fundamental é uma instituição de ensino pública mantida e administrada pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Oferecemos o Ensino Fundamental de 6º ao 9º anos, atualmente com cerca de 465 alunos matriculados, composto com 5 turmas nos turnos, matutino e vespertino. Possuímos 22 docentes em nosso quadro de professores,1 diretora, 3 pedagogas, 4 funcionários administrativos e 4 funcionários de apoio.

O laboratório de informática Paraná Digital tem 19 computadores com conexão à Internet por fibra óptica. O Sistema Operacional é uma adaptação do Linux Debian, resultado de uma parceria entre a SEED, a CELEPAR – Informática do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para implementação do projeto Paraná Digital que informatizou 2.110 escolas públicas no Paraná.