Outubro Rosa é o mês (de 1 a 31 de outubro) dedicado à prevenção do câncer de mama. Comemorada em todo o mundo, a iniciativa começou nos EUA, quando durante esse mês várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em vários estados daquele país.

Após alguns anos dedicando esse mês ao conhecimento, prevenção e tratamento da doença, o congresso nacional dos EUA determinou que outubro fosse o mês nacional de prevenção do câncer de mama, sendo esse o seu objetivo.

A partir de então, mundialmente em outubro, vários hospitais, clínicas e institutos facilitam o acesso aos exames de diagnósticos oncológicos. No Brasil, a iluminação de monumentos em tons de rosa, tais como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, são mais uma ação de conscientização da campanha.

A diretora Elizabeth Gozzo Bandeira, incentiva um trabalho diferenciado dentro de nossa escola, buscando sempre um aumento das informações e da mobilização de todos os profissionais que fazem parte do nosso dia-a-dia.

A comunidade escolar agradece a pedagoga Patricia Gozzo Bandeira, que ao longo do mês de outubro, desenvolveu aqui na Escola Estadual Maria Vidal Novaes, atividades que pudessem despertar em todos os alunos, a importância da prevenção deste câncer que faz tantas vítimas todos os anos no mundo todo.